Faculdade de Medicina da UFRGS

Leis da migração epitelial do timpano

1. A epiderme da membrana timpanica não prolifera ao acaso. Ela migra da margem ou polo anterior para a parede posterior do canal auditivo, e continua depois ao longo do canal levando junto os vasos e nervos sensitivos. Explica porque incisões do timpano na infancia não aparecem como cicatrizes na vida adulta.
2. Na membrana flácida superior, a epiderme migra e se espalha para a parede do canal. Um goticula de nanquim no centro da pars flacida, rompe-se em pequenos fragmentos que se movem radialmente a partir do ponto original. A pars flacida não tem função auditiva e regula a pressão da caixa timpânica.
3. A proliferação da epiderme , quando estudada junto ao processo curto do martelo (não confundir com o longo), processa-se em ondas mas na direção superior do canal e na parte posterior.
4. Estas ondas de proliferação da pele timpanica não é uniforme, mas é mais rápida ma porção postero-superior e inferior.
5. Nunca se obsevou proliferação da pele do canal na direção do timpano. Isto contraia uma afirmação frequente que a pele do canal é que prolifera e provoca colesteatoma nas perfurações timpanicas posteriores
6. Esta é a importância da pele da membrana e não a do conduto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário