Faculdade de Medicina da UFRGS

O Dr.Alexandre de Argollo Mendes

O dr. Alexandre de Argollo Mendes, faleceu no ano de 201o com 102 anos. Foi professsor de Otorrinolarigologia da Faculdade de Medicina de Porto Alegre durante mais de 50 anos. Foi Livre-Docente. E formou-se com a turma de 1931. Deixou-me quatro paginas manuscritas sobre sua vivencia na Santa Casa. Descreveu em suas memórias: "Iniciei minhas atividades no Ambulatorio 15, da Santa Casa por volta de 1928, a convite do saudoso prof. Alberto de Souza, lá tambem trabalhavam os médicos: Diogo Martins Ferraz e Otaviano Silveira Martins (capitão médico) e João Guilherme Valentim. O ambulatorio funcionava numa modesta casa de madeira no local onde hoje se encontra a Pavilhão Daltro Filho. Apesar da precariedade das instalações o atendimento era numeroso e em bom nivel. As aulas eram práticas e operavamos diariamente: amigdalas, seios da face, septos etc. Todo o atendimento era inteiramente gratuito. O que não impedia que um ou outro caipira, de vez em quanto nos oferecia uma nota de cinco-mil-reis para tomar ma cerveja(sic). Em 1929, juntou-se a nos, tambem como interno, o saudoso colega Julio Ethur Bocaccio que colaborou por muitos anos. Formado em 1931, defendi tese, feita no Ambulatório sobre o "Vacuum Sinus de Sluder". Em 1932, fui trabalhar em Pelotas onde permaneci até 1936. De regresso fui chamado pelo Prof. Alberto que me intimou a regressar ao meu posto no Amb. 15. Onde me conservo até esta data. Encontrei na regencia da cátedra o Dr. Antonio de Souza e outro livre-docente o Dr. A.S. Mascarenhas.Mas foi meu grande amigo o Dr. Antonio a quem devo a minha contratação como instrutor de ensino. Entrando, portanto, no corpo docente da cadeira onde permaneci até 1976 quando me aposentei. Continuei, entretanto a trabalhar no setor indo diariamente ao ambulatorio da Santa Casa. Lá conheci o dr. Ivo Kuhl, Israel Schermann, Oswaldo Muller, Dalva Agostini, Simão Piltcher, Simão Brunstein, Simão Sprinz, Arnaldo Linden, J.P. Correa Soares, e muitos outros. Quanto a enfermagem no inicio era feita por uma irmã de caridade apos veio a saudosa Enf. Edwiges que permaneceu até falecer. Não posso esquecer a decisão do concurso de cátedra que ganhou o Dr. Moises Cutin, onde permaneceu seis anos e se aposentou voltando para São Paulo. Durante a regencia interina do Dr. Antonio de Souza entre 1936 até 1964, ele organizou cursos e convidou professores do exterior para conferencias no Ambulatorio. Nicanor Letti. site: nicanor.letti@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário