Faculdade de Medicina da UFRGS

8o anos da Faculdade- Carlos Candal dos Santos

Em 1978, no dia 25 de julho, A Faculdade de Medicina completava 80 anos. A Diretoria fora transferida para o Hospital de Clinicas e se acomadara em duas amplas salas no primeiro andar.O Diretor Prof. Carlos Candal dos Santos, lutava para organiza-la, a biblioteca já estava instalada no Hospital e funcionava adequadamente. Mas o arquivo histórico, o maior e mais documentado do Brasil, estava amontoado no porão do predio do Hospital, em local inadequado e sem os cuidados necessarios para sua manutenção. Nomeou-me de supervisor do acervo naquele ano. E organizamos na sala ao lado da Diretoria uma pequena amostra histórica do acervo da Faculdade. Foi um sucesso, poucos tinham a noção dos inumeros documentos, fotos, pastas com todos os concursos realizados etc. Na abertura da exposição, estiveram muitos professores, inclusive o Prof. Paglioli que fora o Reitor e o grande incentivador para o término das obras do Clinicas. O Dr. Candal dos Santos, abriu a exposição com um notavel discurso. Transcrevemos a parte principal pelo teor historico dos dados apresentados pelo brilhante diretor ha 31 anos. Disse Candal: Em todo o transcurso do seculo XIX, as armas praticamente nunca chegaram a ensarilhar-se no Continente de São Pedro. Inclue-se a decenaria Guerra dos Farrapos e a Revolução de 1893 etapa militar decisiva na consolidação da Republica, andava ainda o Rio Grande a lavar-se do sangue vertido, nesta ultima refrega quando veio a luz a nossa faculdade de medicina. Porto Alegre e seus muncipios ao lado do Guaiba chegavam teriam 60.ooo hab. e o numero de médicos não chegava a quarenta. Extrair dessa ambiência uma Faculdade de Medicina, foi uma mágica surpreendente pois no quinquenio 1895-1900, foram criadas quatro instituições de ensino superior, todas originárias da iniciativa privada, Em ordem cronologica as
Escolas de Farmacia, Engenharia, Medicina e Direito. E foi um milagre com rapidez impondo-se a toda a Nação. Respeitosamente e silenciaram quando em carta Julio de Castilhos atribuiu aos principios positivistas que nortearam a constituiçao de 1891 e a estadual escrita por ele e permaneceu até o Governo Vargas. É facil imaginar o que terá sido esta escola ao nascer. Destinada a enfrrentar seus primeiros anos de vida dentro de uma penuria extrema e de luta contra os lideres positivistas. Muitos foram os entreveros, mas tal como um junco, verga até o chão sob a furia do vendaval mas não quebra. Assim se portou a Faculdadeate o surgimento de um lider ainda jovem que se dedicou a sua sobrevivencia: foi Eduardo Sarmento Leite da Fonseca. No periodo de governo de Carlso Barbosa foi doado o terreno junto ao Parque Farroupilha para construir a nova Faculdade . Este trabalho durou 13 anos. E Faculdade progrediu inexoravelmente. A ideologia positivista que queria destrui-la, seus dirigentes desapareceram. E ela sempre vigorosa esta aí como a primeira faculdade de Medicina particular do Brasil e a terceira a se fundada no Brasil.

3 comentários:

  1. O Prof. Candal foi um grande mestre, tinha uma mente avançada para o sua época, naquele tempo (anos 70) já dava aula de cibernética aplicada à neurobiologia. Tive o privilégio de ser seu aluno e me formei justamente no ano em que a Faculdade completou os 80 anos. Aprendi muito com ele, não apenas sobre medicina, mas sobre a vida em geral. Muito do que sou e do que penso hoje se deve à influencia dele.

    ResponderExcluir
  2. Sou filha do Prof. Carlos Candal dos Santos e muito emociono-me ao ver manifestações tão carinhosas por parte de seus amigos e alunos.

    Att, Maria Lúcia da Silva Santos

    ResponderExcluir
  3. O Prof. Candal era uma pessoa muito simples, uma inteligência privilegiada. As aulas ministradas pelo mesmo eram de uma didática incomum, não perdia uma sequer. Só não gostava daquela pontualidade britânica, com aquele despertador. Cheguei a visitá-lo em sua casa, recebeu-me como se fosse um amigo especial e ficamos filosofando quase uma tarde inteira sobre assuntos diversos. Também foi ele quem entregou nosso diploma no dia da formatura em 10 de dezembro de 1977. Saudades...

    Reneu José Kerber

    ResponderExcluir