Faculdade de Medicina da UFRGS

A Oficialização da Faculdade de Medicina

Mario Tottta, professor da Faculdade de Medicina, recem concursado, catedrático, resolveu ir ao Rio de Janeiro pedir ao Ministro Osvaldo Aranha a oficialização da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, pois desde sua fundação foi reconhecida como as faculdades da Bahia e dol Rio. Aranha recebeu-o cordialmente, e ouviou seus argumentos e remeteu-o ao Ministro da Educação Belisário Penna, este mandou-o para o Dr. Aloisio de Castro, Presidente do Conselho Nacional da Educação. Leu o bilhete e disse-lhe ser impossivel de atende-lo pois era inconstitucional. E desarmou o Mario Totta. Voltou para o gabinete do Osvaldo Aranha e contou o acontecido. O Ministro chamou o Luiz Aranha (Lulu Aranha) e lhe disse: Lulu, vai com o Mario ao gabinete do Aloisio e dize-lhe que lavre hoje mesmo o decreto de oficialização da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. O professor Aloisio ficou pasmo quando Lulu lhe disse: O Ministro "ordena" que seja lavrado hoje mesmo o decreto de oficialização da Faculdade de Porto Alegre. Aquela ação rápida funcionou. E ficamos sós no gabinete. Depois de algum tempo Aloisio disse: eu não sei redigir o decreto. Vice sabe? perguntou ao Mario Totta, e ele respondeu: eu sei. Pois então dite-o para minha datilógrafa. Ditei, ele assinou e eu retornei ao gabinete de Osvaldo Aranha. Deixa-o aí que eu levarei para o Getúlio. No mesmo dia um telegrama de casa pedia meu retorno com urgencia por problemas na maternidade. Conseguí no mesma noite embarcar sem me despedir do Osvaldo Aranha. Em alto-mar recebi um radiograma : Dr. Mario Totta: Escola oficializada. Por que não esperou, seu fujão? O.Aranha. Depois a chegada em Porto Alegre Recepção na Escola e Banquete no Clube do Comércio, onde foi saudado pelo grande orador Fábio de Barros.
Nicanor Letti - site: nicanor.letti@terra.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário